Campos de futebol vão receber projetores e luminárias de LED

As áreas para o esporte estão localizadas em diversas RAs, como Sobradinho II, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Ceilândia e Vila Planalto

Campos de futebol vão receber projetores e luminárias de LED
Um dos 19 campos de futebol que serão contemplados com a troca dos projetores e luminárias convencionais por modelos de tecnologia LED é este, na Candangolândia | Foto: Divulgação/CEB Ipes

Redução de estresse, melhora na saúde e qualidade de vida são alguns dos benefícios da prática de esportes. Para isso, é importante que os espaços públicos destinados a tais práticas ofereçam boa luminosidade e segurança à comunidade. Em abril, a CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) deu início à segunda etapa do projeto de eficientização da iluminação pública em campos de futebol no Distrito Federal.

“Além de melhorar a visibilidade para os atletas, pais com crianças e todos que utilizam o espaço para se exercitar, as luminárias e projetores de LED são mais duráveis e econômicos, reduzindo em até 56% os gastos na conta de energia dos campos de futebol”Edison Garcia, presidente da CEB

Uma análise sobre os campos com maior incidência de defeitos na iluminação foi realizada pelas equipes técnicas e de planejamento da CEB Ipes. Como resultado, 19 campos de futebol serão contemplados com a troca dos projetores e luminárias convencionais por modelos de tecnologia LED. No total, 300 projetores e 200 luminárias serão instalados.

Os campos de futebol estão localizados em diversas regiões administrativas (RAs), como Sobradinho II, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Vila Planalto, Paranoá, Fercal, Candangolândia, Gama, São Sebastião e Planaltina.

Os projetos, no valor de R$ 1,3 milhão, serão executados com os recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), taxa recolhida mensalmente na conta de energia e destinada à substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio pelas modernas luminárias de LED,  implantação de novos pontos de iluminação, manutenção dos atuais pontos e pagamento do consumo do parque de iluminação pública de todo o DF.

O presidente da CEB, Edison Garcia, explica os benefícios do LED: “Além de melhorar a visibilidade para os atletas, pais com crianças e todos que utilizam o espaço para se exercitar, as luminárias e projetores de LED são mais duráveis e econômicos, reduzindo em até 56% os gastos na conta de energia dos campos de futebol”.

A previsão para a conclusão desse trabalho é o dia 30 deste mês.

*Com informações da CEB Ipes